15 ALIMENTOS PARA AJUDAR NO GANHO DE QUALIDADE MUSCULAR

1. SALMÃO, ATUM E SARDINHA
Ok, já comecei mal de matemática, colocando três alimentos como se fossem um. Mas vamos pensar do seguinte modo, se tiver escamas, manda para dentro. Peixe é sempre bom, e disso já sabem os japoneses e chineses, até porque esse pessoal tem centenas de anos a mais do que a gente, e já erraram bastante para saber o que presta, então em vez de errarmos também, vamos logo adotar a filosofia dos caras. Dos peixes, esses três são os que nos interessam mesmo. São ótimas fontes de proteínas, e ricos em um dos óleos que entrou na moda a alguns anos, o Omega 3, que parece ter a capacidade de baixar os níveis do colesterol ruim, o LDL. E alem disso, principalmente o salmão, é rico em vitamina B-12, que estimula o apetite, e ajuda na conversão dos carboidratos em gorduras.

2. AVEIA
Esse tipo de carboidrato ajuda na eliminação de toxinas que se alojam no nosso intestino, principalmente em dietas ricas em proteínas. Também é importante na remoção da gordura, antes mesmo que seja digerida, forçando a sua eliminação, mesmo não digerida. Hoje em dia você pode comprar em várias formas, de grãos maiores a farinhas, e assim usá-la de qualquer jeito, seja no seu shake, ou misturando a outros alimentos na hora de cozinhar.

3. OVOS
Não sei porque não coloquei os ovos como primeiros da lista. Acho que só para dar uma variada. Ovo é o ALIMENTO, isso mesmo, em palavras maiúsculas. São riquíssimas fontes de proteínas, e de boas gorduras, as mono e polinsaturadas, e falo aqui do ovo inteiro, com gema e tudo. Muitos nutricionistas esportivos, que sabem do que falam (coisa rara, infelizmente), já dizem que o ovo é o alimento mais anabólico que existe, em razão das altas taxas de colesterol (só relembrando, e sendo curto e grosso, sem colesterol, sem testosterona). Um ovo apenas, pode conter cerca de 75 calorias, e custam relativamente pouco, alem de oferecerem modos muito práticos de preparo. Quer músculos, e perder gordura, coma ovos. Ah Fred, mas e o colesterol ? Leia os arquivos sobre isso no site, colesterol é genético.

4. BRÓCOLIS
Calma, eu também detesto comer mato. Mas essa hortaliça faz parte dos nutrientes mais importantes para a nossa dieta, e a cada ano, se descobre mais alguma qualidade dela. Rica nas vitaminas C, E e A, e no fitoquímico sulforafano (ah, disso você nunca tinha ouvido falar), que tem a capacidade de inibir o crescimento de tumores cancerígenos, e de bactérias responsáveis por gastrite e úlceras do estomago. Uma boa dica de cozinha, é usar alho e azeite de oliva no preparo, e até dá para pensar em engolir o brócolis com mais prazer.

5. SOPAS
Antes de falar mal do amigo aqui, resolvi inserir sopas nessa lista pela praticidade. Várias opções, que qualquer um compra com facilidade no supermercado, podem oferecer ótimas combinações de grão e vegetais, e ajudam bastante em qualquer dieta para redução de peso. Apenas cuidado com as que possuem grandes doses de sódio no rótulo.

6. SALADAS
Já falei especificamente do brócolis, e agora vou de salada. Eu sei que tem muita gente que adora uma salada. Um pessoal que no momento que bate a fome, não vê a hora de ficar na frente de um prato lotado de salada. Vai entender essa gente, porque eu detesto salada. Parece que estou comendo um prato cheio de papel. Mas...é, não tem jeito, adianta, e ajuda em qualquer dieta. Ajuda a enganar a fome, principalmente nas fases em que a perda radical de peso é necessária. Em quantidades suficientes, abastece o organismo com fibras que auxiliam a digestão. Mas um erro comum, quando o objetivo é baixar o percentual de gordura, é ingerir apenas a salada, e mais nada. Devemos aproveitar e comer um grelhado. A carne, combinada com os vegetais, faz com que a digestão da salada seja mais lenta, ajudando na dieta, inibindo a sensação de fome.

7. FRANGO
Esse é para quem, até hoje, ainda não aprendeu que sem ovo e frango, sua dieta já tem 100% de chances de estar toda errada. Ótima fonte de proteínas, e sem o teor de gordura da carne vermelha. E pode ser preparado de várias maneiras.
Grande Greg Kovacs, assim...meio fora da dieta...

8. CEREAIS
Normalmente, cereais costumam ser inferiores em qualidade. São processados industrialmente, e carregados de sódio e açúcar, mas basta pesquisar nos rótulos que é possível encontrar, nos dias de hoje, várias opções, já com bem menos sódio, e quase nada de açúcar. São práticos para quem tem pressa, e ajudam muito nas dietas de ganho de massa muscular, alem de ótimos para um lanche em dietas com restrição de carboidrato.

9. MORANGO
Essa frutinha, alem de doce, é riquíssima em anti-oxidantes, alem da alto teor de quercetina, que tem a propriedade de combater infecções. Ainda é rica em antocianina, outro fitoquímico que ajuda a remover as placas de gordura das artérias, diminuindo as chances de um enfarte.

10. GERME DE TRIGO
Você não dispensa uma farinha no almoço. Ótimo, mas substitua pela farinha de trigo. Riquíssima em vitamina E e vitaminas do complexo B, e se você está acostumado com os artigos do Treino Pesado, já sabe que essa dupla pode ajudar muito na sínstese de protéina.
11. CARNE
Falei de peixes, ovos e frango. O que falta ? A carne vermelha, lógico. Embora quase todo o regime vendido por aí, prometendo mil coisas, deixe a carne de lado, você, leitor do Treino Pesado, já sabe que isso é uma tremenda burrice. Fonte de proteinas, gorduras, creatina,e saboroso, um bom bife é imbatível em termos de nutrição para quem carrega pesos, só perdendo mesmo para os ovos. Alem do que, ao contrário do que pregam os...vamos dizer...nutricionistas...a carne pode ser uma grande arma em dietas de perda de peso, já que sua digestão é lenta, e isso permite que você consiga controlar melhor o seu apetite, e acabe ingerindo menos calorias no decorrer do dia.
Big Ron fazendo um lanchinho...

12. CENOURA
As cenouras são ótimas fontes de beta-caroteno e de vitamina A, que combinados tornam-se uma grande arma anti-oxidante. Alem disso, também possui um bom número de fibras. Cenouras podem ser um opção naqueles momentos da dieta em que a fome aperta, e você fica tentado a fazer um lanche fora de hora. Mas vale um cuidado, embora aquele...hum...vamos dizer...nutricionista não saiba disso, cenoura, curiosamente, tem alto índice glicêmico, e pode ser convertida com rapidez em açúcar.

13. FEIJÕES
Os diversos tipos de feijões, principalmente as lentilhas, são grandes fontes de substâncias importantes para nós, como o ferro, o ácido fólico, que faz parte da família do complexo B, e o mineral magnésio. Essa turma junta, é ótima para o auxílio da contração muscular e para estabilizar os níveis de pressão sanguínea.

14. CASTANHA
A fome apertou, e você fora do seu horário de comer, não dá para aguentar. Sem problemas, é só abrir um saquinho de castanhas e está resolvido. Gostosas, ricas em proteínas, e com alta concentração de selênio e magnésio. Juntos, esses minerais aumentam a atividade anti-oxidante do organismo e auxiliam no equilíbrio da nossa balança hormonal. Outra ótima opção para ajudar nos intervalos entre as refeições, durante a dieta.

15. BANANA
Essas frutas são umas das mais poderosas fontes de potássio, que ajuda a regular o nosso balanço de água e de minerais, ou para usar um termo mais bonito, que aprendi com aquele...hum...nutricionista...o balanço eletrolítico. Sem quantidades suficientes de potássio, aumenta a retenção de líquido, o que ajuda naquele aspecto inchado que todo fisiculturista odeia. Outra dica, é que ao comer um banana, 30 minutos antes de uma refeição, sua fome praticamente desaparece, e fica mais fácil se concentrar no que é necessário comer, e não no que é gostoso.

Então está aí, 15 alimentos que devem estar presentes em qualquer dieta. Vão ajudar o leitor a ganhar peso com qualidade, melhorar sua qualidade de vida, e facilitar a vida do pessoal que sofre na dieta.

FONTE: TREINO PESADO